Já dançou sozinha, mesmo estando em público, feliz; rindo de si mesma e satisfeita pelo quanto podia se divertir consigo mesma?
Mesmo em casa, sozinha na sala ou no quarto! Como é bom!
Isso é auto-contentamento!
Já dançou junto, ou perto de outras pessoas, sem se preocupar com os movimentos; inventando sua própria dança e coreografias?
Já cantarolou em voz alta uma canção que lhe veio à mente, sem preocupar com quem estava a sua volta?
Isso é liberdade!
Já riu de si mesma ao cometer uma gafe, tropeçar, cair na frente de
todo mundo ou falar alguma palavra errada??
Ah! Cometer erros e reconhecer nossa humanidade não tem preço! Isso é auto-aceitação!
Já teve coragem de falar o que queria, sem preocupar com os julgamentos alheios; expressando seu verdadeiro eu, se colocando de verdade; sem máscaras e fingimentos por causa de certas convençoes sociais? Ai! Que luxo! É pra poucos corajosos!
Isso é autenticidade!
Já chorou quando teve vontade, na frente de quem quer que fosse? Já se emocionou e deixou o sentimento extravasar, sem preocupar com o que os outros iam pensar de você?
Já se sentiu fraco, triste e deixou-se consolar, sem preocupar se iam achá-lo fraco ou sentir pena de você? Isso é força!
Já decidiu não ligar, nem procurar mais quem te esnobou, quem não te dá valor ou não te trata como você gostaria? É difícil, especialmente se você gosta de tal pessoa. Mas; isso é amor-próprio!
Já resolveu que vai ligar mesmo para aquela pessoa que você está a fim; que vai dar o primeiro passo; que vai tomar a iniciativa; sem se preocupar se a resposta for não ou um talvez meio xoxo?
Arriscar-se nos relacionamentos é tomar as rédeas da própria vida e não ficar sentada esperando o príncipe no cavalo branco passar. Isso é auto-confiança!
Já abraçou, na hora que teve vontade alguém que te fez bem, deu beijo no rosto daquela senhora super docinho que te falou algo bonito? Já elogiou "de graça" o penteado, a roupa ou o sapato de alguém que você nem conhece, mas cujo gosto casa exatamente com o seu?
Isso é expontaneidade!
Já deu de si mais do que esperavam? Um pagamento maior por algum serviço ou produto; um serviço voluntário, uma boa ação diária, uma doação de seu tempo ou bens ? Já ofereceu a quem lhe presta serviços ou trabalha diariamente com você um cartão com os dizeres "muito obrigado", bombons ou outro pequeno agrado? Ah! É tudo de bom! Isso é generosidade!
Já falou da sua fé, de suas crenças, seus valores, seus ideais, seus medos, seus anseios e seus desejos; simplesmente porque quiz falar, porque deu vontade de se mostrar por dentro? Já se deixou revelar para as outras pessoas, sem preocupação com a apreciação alheia ou não? É difícil na maioria das vezes! Não mentir, nem fingir pra si e para os outros: Isso é Verdade!
Já deixou de fazer o que gostaria, abriu mão do que era seu por direito, emprestou sem esperar receber de volta ou se ofereceu pra fazer um serviço chato no lugar de alguém? Pode até parecer que você estava em desvantagem; mas quem ganhou com certeza foi você!
Isso é entrega! Isso é renúncia!
Já passou alguma noite acordada velando a cama de um conhecido doente?
Já abraçou alguém que te disse que estava triste?
Já se ofereceu pra cuidar do filho maior de uma mãe com recém-nascido? Já viu alguém cheio de pacotes na mão, tentando se equilibrar e ofereceu ajuda?
Já ajudou alguém com problemas de locomoção a atravessar a rua?
Se você já fez algo por alguém, você sabe: Isso é solidariedade!
Já decidiu crer e pronto; sem saber lá no futuro o que podia acontecer? Já se entregou por inteiro a algum projeto e confiou que ia dar certo?
Já descobriu que alguém muito superior e poderoso está no comando e que tudo vai dar certo? Se você crê, sem ver; Isso é fé!
Já decidiu incorporar definitivamente a expressão "muito obrigado" ao seu vocabulário?
Vc tem por hábito agradecer às pessoas pelos favores ou serviços que lhe prestam?
Por acaso você separa um tempo diário para dizer: "Obrigada, Deus pelo dia de hoje, por minha vida, minha família, meu trabalho, pela natureza; enfim: Obrigada por tudo"?
Apreciar as ações dos outros e reconhecer as dádivas divinas: Isso é gratidão!
Ass: Sal, que está redescobrindo e tentando viver o verdadeiro significado de cada uma dessas coisas! Ah! E que está cada vez mais feliz!