quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Chuta, chuta, chuta??????


Hoje me deparei na internet com uma chamada para o Carnaval de Bh, na qual a frase "Chuta, chuta, chuta, chuta a família mineira!" Chamou a minha atenção. 

Confesso que a minha reação foi de perplexidade total e estranhamento entristecido.
A referida frase compõe um trecho de um marchinha de carnaval composta em 2011 pelo grupo "Alcova Libertina".

Apesar de compreender uma parte importante sobre liberdade que a música pretende, não posso deixar de manifestar minha estranheza quanto a menção à família.


Minas Gerais é historicamente reconhecido como o estado das tradições e do conservadorismo. O que se ouve falar é que ao longo do tempo as "vergonhas" das famílias eram escondidas e abafadas de todas as formas possíveis e que durante muito tempo todo tipo de repressão e sufocamento das liberdades individuais aconteciam sob a bandeira da tradição.


Hoje os tempos são outros. Liberdade e individualidade caminham junto com as tradições em Minas. Há por certo os que ainda torcem o nariz para as diferenças, mas por força de novas leis e dos novos tempos essas "diferenças" tem ocupado seu lugar. Prova dos novos tempos é justamente a possibilidade de existência de uma música que fale abertamente contra a família.


Sempre me preocupei com o efeito  e poder das palavras e por isso ouvir alguém dizer/cantar "chuta a família mineira" me incomoda muito. Acredito também que o fato de nascer e crescer justamente em Minas Gerais e dentro de uma tradicional família mineira, torna pra mim, difícil entender uma música que fale palavras de ordem contra família.



Enfim, porque eu não cantaria uma musica que diz "Chuta, chuta, chuta, chuta a família mineira"?

Porque tive um pai amado, já falecido, que  radicou-se em Minas, casou-se com uma mineira, serviu ao Estado como militar durante toda a sua vida e que amou sua família com todas as forças.

Porque tenho mãe, mineira de Pirapora, que veio ainda nova estudar no Instituto de Educação em Belo Horizonte, formou-se enfermeira e teve três filhas mineiras, pelas quais trabalhou muito e nas quais muito investiu.

Porque tenho uma avó materna ainda viva, mineira de lindos olhos verdes, que ficou viúva muito nova e criou treze filhos que cresceram e venceram na vida.

Porque tenho duas irmãs, mineiras, criadas na tradicional família mineira, que estudaram, se formaram, servem também ao Estado com suas profissões e cuidam de suas famílias.

Porque tenho primas e primos, mineiros, trabalhadores que criam seus filhos com seriedade e muita dedicação.

Porque tenho tias e tios, mineiros, que cuidam de suas famílias com zelo e esforço.

Porque sou recém-casada e amo meu marido, meu verdadeiro amor.
Porq tenho filha e enteado, os quais amo e pelos quais oro diariamente.
Porque tenho família e com ela tenho vivido os melhores momentos da minha vida. 

Porque sei que liberdade trata do direito de ser livre, de se mover, de se comportar, de falar, de pensar, de se vestir, de acordo com sua vontade; enquanto libertinagem é definida nos dicionários como sendo relativa a todo tipo de devassidão, descontrole, insubordinação, desregramento de costumes, imoralidade sexual e irreverência em relação às religiões.

E Por fim, eu não cantaria "chuta, chuta, chuta" e etc.. porque creio em um  Deus que criou, ama e zela pela família.

Só por isso tudo aí...

Ass: Sal, que acredita que a família merece respeito e cuidado.

Nenhum comentário: