segunda-feira, 16 de junho de 2014

13 ideias pra viver feliz!

1- Esforçe-se para cultivar as amizades.
Nesse mundo agitado em que vivemos, dominado pelas conexões virtuais; os relacionamentos estão cada vez mais superficiais. Separar um tempo semanal ou mensal para encontrar alguns amigos ou mesmo aquela amiga especial pode fazer toda a diferença. Experimente!

2- Pratique uma atividade física regularmente.
Nem todos temos espírito de atleta e muitos de nós costumavam ir arrastados para as aulinhas de educação física no colégio. O problema é que com o passar dos anos o corpo começa a cobrar a conta do sedentarismo. Crie coragem e experimente algumas modalidades. Escolha a que você se adapta melhor, assuma o compromisso de movimentar-se com regularidade e colha os benefícios em sua saúde, sono, humor e disposição.

3- Ame o seu trabalho.
Gostar do que faz é essencial. Acho muito difícil alguém ser feliz odiando a profissão que exerce ou sofrendo cada dia para ir ao trabalho. Procure descobrir a beleza do seu trabalho e se esforçe para fazer o melhor que puder. Caso contrário, capacite-se; procure outra colocação ou mude de profissão. O que não justifica é passar o resto da vida reclamando e não fazer nada. Quem quer, faz!

4- Tenha um hobby.
Muitas vezes ficamos muito centrados no trabalho: Esgotados, tensos e stressados. Procure uma atividade que lhe dê prazer e dedique-se a ela sem o peso da obrigação. Dedique-se a algo diferente do seu trabalho. Que tal experimentar artesanato, música, dança, teatro...qualquer coisa que lhe faça sorrir?

5- Aprenda sempre algo novo.
A mente humana precisa de estímulos constantes. Dedique parte do seu tempo para aprender uma nova língua ou um instrumento musical. Leia sempre, faça palavras cruzadas ou desafios de lógica. Estimule sua mente a trabalhar sempre e permaneça saudável e lúcido por muito mais tempo de vida.

6- Ame alguém, mas ame também a si mesmo.
O amor é das mais belas coisas da vida. Encontrar alguém que faz o seus olhos brilharem e o coração bater mais forte é maravilhoso. O problema é quando você se esquece de você e deixa a sua vida de lado. Ame-se e cuide de você! Não abandone suas amizades, seus hobbys e seus próprios interesses. 

7- Fazer o bem faz bem! 
Use um tempo livre para se voluntariar e ajudar pessoas ou animais. Separe uma parte do seu dinheiro para contribuir com uma causa que você acredita. No dia a dia, seja prestativo. Carregue a sacola do vizinho idoso, dê preferência a outra pessoa ao entrar no elevador, ajude uma mãe atarefada com seus filhos ou dê carona ao colega de trabalho que não possui veículo próprio. Faça o que estiver ao seu alcançe de acordo com os seus limites. Faça de coração.

8- Separe tempo para sua família.
Com tanto trabalho, amigos, hobbys e trabalho voluntário, se você não prestar atenção vai acabar se esquecendo da sua família. Dê suporte aos seus pais, ligue pros seus irmãos, mantenha contato com os primos. 
Em casa, se tem companheiro e filhos, separe tempo para um dia especial em família. Planeje um almoço, um jantar, um dia no parque ou de filme com pipoca em casa só entre vocês. Cuidar dos de casa é importante também. 

9- Desenvolva uma relação saudável com a comida e o dinheiro.
Nem de mais, nem de menos!
Muitas vezes a nossa relação com a comida  e o dinheiro passa pelo emocional. Quando você está triste, aquele chocolate parece perfeito como um carinho e aquela massa no fim do dia depois do trabalho oferece a companhia que você não tem. Sair para comprar uma roupa nova ou sapato soa como um consolo depois daquele desentendimento com a pessoa amada. 
Aprender a lidar com as questões emocionais de uma maneira diferente é um grande desafio. Como as frustrações são parte da vida e certamente voltarão a ocorrer; é bom ter consciência do sistema de compensação criado pelas frustrações e ficar atento pra reagir de maneira positiva numa próxima vez.

10- Faça da sua casa um ambiente para o qual você tem prazer em voltar ao fim do dia.
A nossa casa deve ser um refúgio. Um oásis em meio à confusão das cidades grandes e ao caos do trânsito. Mantenha sua casa limpa e arrumada. Organize seus pertences e guarde cada coisa em seu lugar. Invista em móveis funcionais e em eletrodomésticos que lhe tragam conforto e praticidade. Sobretudo, cultive o amor pra fazer da sua casa, um lar!

11- Aprenda a poupar.
A vida é uma caixinha de surpresas e às vezes algo ruim e inesperado acontece e você precisa ter uma reservinha financeira para sair do aperto.
Além disso, aquela viagem dos sonhos, aquele apartamento ou carro novos só vão sair do mundo das ideias se você começar a guardar mensalmente parte do seu salário.
Começei guardando um pouquinho e vá aumentando aos poucos. E, toda vez que aparecer um gasto supérfluo e não urgente; pare e pense no que você sonha ainda conquistar. Certamente sua vontade imediata vai ser suplantada pelo sonho maior do futuro.

12- Viva em paz consigo mesmo.
Pra maioria das pessoas passar tempo em silêncio, sozinho é um sofrimento. Mas, separar um tempo só pra si é fundamental  pra se conhecer melhor e pra se encontrar quando tudo parece confuso. Cuide da aparência, leia livros, alimente-se bem e durma o suficiente. Acredite; se você estiver bem consigo mesmo, será mais fácil lidar com os outros.

13- Cultive sua fé.
Alguém já disse que o ser humano tem um vazio interior do tamanho de Deus. O que eu sei é que se não cultivo minha fé em Deus, as coisas começam a se desequilibrar dentro e fora de mim. Penso também que passar pela vida sem fé traz mais desesperança e angústia do que liberdade ao ser humano. 
Mas talvez você professe uma fé diferente e acredita em algo diferente de mim. Que seja! Envolva-se em grupos que partilham da sua crença, faça amigos e desenvolva sua fé.

Que nós todos tenhamos uma vida mais feliz!







Nenhum comentário: