quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Qual o sentido da vida?

Hoje fui arrastada deixar minha filha na escola!
Dormi pouco durante a noite, tenho passado por alguns dissabores e como sempre; trabalho bastante!
Pois bem: minha filha, do alto dos seus 5 anos me questionou o porquê de ir à escola! Euzinha, respondi que há muitas coisas para aprender! Ela, não satisfeita perguntou o porquê de aprender coisas! Mais uma vez eu respondi que era  para saber fazer as coisas, para poder ter um emprego! Ela perguntou então o porquê de trabalhar! E eu respondi: "c'est la vie", minha filha!!! A vida é assim!
As perguntas pararam por aí! Não sei se porque se deu por satisfeita ou se, simplesmente, ela estava tão cansada e sonolenta que desistiu de continuar a "guerra"!

Abracei minha filha, desejei um bom dia, disse-lhe as frases habituais de bênçãos e afastei-me arrastando meu pesado corpo cansado para fora da escola, enquanto as perguntas da minha filha martelavam em minha mente?
Pra quê a gente estuda?
Pra quê a gente tem que aprender as coisas?
Pra quê a gente trabalha?
Pra quê? Pra quê?

Qual o sentido disso tudo?
Quando éramos criança, adolescentes, jovens; éramos cheios de sonhos, planos, expectativas... Íamos estudar, formar, arrumar um emprego, trabalhar..., namorar, noivar, casar, ter filhos...

Você segue o roteiro e vê que a vida é isso aí: uma sucessão de eventos que se repetem geração após geração! O ciclo se repete e as crianças de hoje também tem os mesmos sonhos que seus pais! Cê geração corre trás das mesmas coisa que a anterior...

Êta vidinha medíocre!

Digo isso, porque depois que você segue o roteiro, você para e descobre que não é  o suficiente! Descobre que nada tem graça, que você não se sente pleno, completo, satisfeito!
Parece que foi em vão toda essa busca!

Você achava que ao formar, seria feliz, ao arranjar um emprego seria feliz, ao namorar, seria feliz, ao casar, seria feliz, ao ter filhos, seria feliz!

E não venha me dizer que não pensou nisso; porque pensou! No fundo é essa busca: ser feliz!
Mas eu digo que: nada nos faz feliz! Nada!
Nada é capaz de preencher nossas expectativas!

Algumas coisas nos alegram por um curto período!
Mas, logo em seguida nosso ser se enquieta e parte em busca de outros desafios, outros sonhos, outras buscas!

Aliás, dizem que o ser humano é essencialmente isso: busca!
Uma eterna insatisfação interior que move a vida do homem!
Tô cansada de buscar, achar e depois cansar!
Tô cansada dessa instabilidade da vida, das emoções!


Ass: Sal, que só queria encontrar algo e acalmar!

Nenhum comentário: